Hipertensão arterial e o exercício físico.

A hipertensão arterial representa uma das maiores causas de morbidade cardiovascular no Brasil e acomete 15% a 20% da população adulta, possuindo também considerável prevalência em crianças e adolescentes. Considerada um dos principais fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares, representa alto custo social, uma vez que é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce. O sedentarismo nesse caso é um importante fator de risco, já estando bem estabelecida a ocorrência de maior taxa de problemas cardiovasculares em indivíduos com baixo nível de condicionamento físico. Estima-se que a prevalência do sedentarismo seja de até 56% nas mulheres e 37% nos homens, na população urbana brasileira.

Mas tem jeito, viu?

A combinação de exercícios aeróbios e de força muscular, por 150 minutos por semana, exerce papel muito importante no controle da pressão arterial, segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte. Eis algumas razões:

  1. Melhora da relação do sistema nervoso simpático (aumento da pressão e batimento cardíaco) e parassimpático (diminuição da pressão e batimento cardíaco). Em pessoas sedentárias ou iniciantes num programa de treinamento é bem comum um aumento abrupto da pressão arterial e frequência cardíaca por conta de uma maior atividade simpática e menor parassimpática, que é corrigida a medida que a regularidade nos treinos aumenta.
  2. Colesterol e glicose deixam o sangue mais viscoso, dificultando sua passagem com eficiência nos vasos. Com o exercício regular se observa também uma melhora do LDL e glicemia, melhorando a circulação do sangue e consequentemente a pressão.
  3. Quando nos exercitamos com regularidade nosso músculo cardíaco, o miocárdio, fica mais treinado e tende a contrair com mais eficiência. Em outras palavras, o coração passa a bater menos e com mais capacidade de transportar oxigênio e nutrientes para o restante do corpo, com muito menos sobrecarga.

Agora que você já sabe todos os benefícios que o exercício oferece pra sua saúde só falta colocar seu tênis e uma roupa confortável e começar. Procure um Profissional de Educação Física e comece agora mesmo!

Texto do Prof Rodrigo Daumerie – Professor de Educação Física e Fundador da Metodologia Santé Treinamento Funcional.