Treinamento funcional: saiba tudo sobre a modalidade

Descubra para que serve o treinamento funcional e conheça todos os benefícios para a sua saúde.

Quando o assunto é treinamento funcional, muitas pessoas ainda perguntam se a modalidade é realmente indicada para elas. As dúvidas mais comuns estão relacionadas aos tipos de exercícios realizados e quais são os principais benefícios que o treino oferece.

Na verdade, o treinamento funcional reúne uma série de atividades que simulam os movimentos realizados no dia a dia e, por isso, é capaz de aumentar a flexibilidade, a mobilidade e o condicionamento físico. 

Outra vantagem está relacionada à variedade de exercícios, que são adaptados de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Inclusive, esta característica é um dos pontos que motivam muitas pessoas a desistirem das academias tradicionais e optarem pela prática. 

Mas, afinal, o treinamento funcional é realmente indicado para a sua saúde? 

Neste artigo, você irá descobrir as principais características da modalidade!

Leia também sobre: O treinamento funcional aliado à Alimentação

O treinamento funcional é indicado para pessoas de todas as idades.

Para que serve o treinamento funcional?

Os benefícios do treinamento funcional vão muito além dos resultados estéticos. O treino  é capaz de trabalhar o corpo de forma integral, com exercícios que atuam em todos os membros de maneira simultânea. 

A atividade ajuda a fortalecer a musculatura, aumentar a coordenação motora, melhorar a postura, o desempenho do sistema cardiorrespiratório e ainda prevenir o desenvolvimento de doenças que afetam grande parte da população, como o diabetes e a hipertensão. 

Saiba mais: A importância da atividade física contra a hipertensão

Além de evitar a evolução de doenças, o treinamento funcional também é muito indicado em programas de reabilitação, a fim de reparar possíveis disfunções causadas por diferentes tipos de patologias, que causam a limitação de movimentos. Por isso, o Treinamento Funcional é capaz de auxiliar no tratamento de disfunções ortopédicas e neurológicas. 

Confira mais sobre o Treinamento Funcional no Estúdio Santé! Assista ao vídeo e veja a explicação completa do nosso Professor Rodrigo Daumerie:  

Mas, vale lembrar que o treinamento funcional não atende apenas pessoas que possuem problemas de saúde ou têm uma predisposição para desenvolver. Com isso, a modalidade é muito indicada, principalmente, para aqueles que buscam desfrutar de saúde e bem-estar. 

Continue a leitura e confira ainda, neste artigo, para quais tipos de pessoas o treinamento é indicado!

Como é realizado o treino?

Diferentemente do treino realizado nas academias tradicionais, os exercícios no treinamento funcional são elaborados de acordo com a necessidade física de cada aluno. O objetivo principal é fornecer resultados que estejam alinhados à expectativa do indivíduo e, também, sejam verdadeiramente úteis para a sua saúde. 

Por isso, no treinamento funcional, o nível de dificuldade e a sequência de atividades são elaboradas de forma cuidadosa. A complexidade do treino cresce paulatinamente, sempre com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, a fim de evitar qualquer tipo de lesão.

Os exercícios visam simular movimentos que costumam ser realizados nas tarefas diárias, como agachar, sentar, levantar, pular, correr, entre outras ações. Sendo assim, as séries são executadas por meio de diferentes tipos de acessórios e aparelhos. 

Entre os mais famosos, estão o peso com alça (kettlebell), a bola suíça e a medicine ball. Além de equipamentos como cones, elásticos, cordas, simuladores de remo e outros. 

No treinamento funcional as turmas possuem um número menor de alunos. Isso ocorre para que o atendimento seja personalizado, sempre com a preocupação de oferecer a máxima atenção e acompanhamento exclusivo.

O treinamento funcional conta com acompanhamento exclusivo.

O treinamento funcional é recomendado para todas as pessoas? 

Apesar de ser muito sugerido para pessoas acima dos 60 anos, por devolver a mobilidade, a flexibilidade e aumentar o ganho de massa muscular, engana-se quem pensa que o treino é indicado apenas para idosos. Pelo contrário, ele é recomendado para todas as faixas etárias, de jovens a adultos. 

Aqueles que já realizam a prática de esportes, como os atletas, e os indivíduos que não costumam realizar atividades físicas devem também praticar o treinamento funcional.

Por ser uma modalidade com exercícios personalizados, o treino atende pessoas que buscam aumentar o ganho de massa muscular, emagrecer ou apenas ter mais flexibilidade e disposição para desempenhar atividades do cotidiano.

Você pode conferir também: Atividade física favorece longevidade

Conheça os principais benefícios:

  • Melhora o condicionamento físico;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Oferece mais mobilidade para tarefas diárias;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Fortalece a musculatura; 
  • Reduz dores na coluna;
  • Beneficia o desempenho cognitivo; 
  • Alivia os sintomas da ansiedade e diminui o estresse

Como começar a prática do treinamento funcional?

Vimos no decorrer deste artigo que o treinamento funcional é uma modalidade que proporciona diversos benefícios para a saúde, seja ela física ou mental. Além disso, o treino apresenta uma enorme variedade de exercícios. Por isso, torna-se tão importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física especializado para oferecer as orientações necessárias para cada aluno. 

A procura pelo treinamento tem crescido cada vez mais ao longo dos anos. As pessoas que optam por ele buscam atendimento personalizado, atividades que estejam de acordo com as suas reais necessidades e também maior flexibilidade de horário para a prática de exercícios. 

O Estúdio Santé conta com uma estrutura completa para você que busca aderir à modalidade. Clique aqui e agende a sua aula experimental gratuita em uma de nossas unidades!  

Aproveite para ler também sobre: